"Mannequin : Le Corps de la Mode"




 A exposição "Mannequin : Le Corps de la Mode" originalmente produzida em 2012 no Les Rencontres d'Arles , volta a ser exibida em Paris, agora no programa hors-les-murs aux Docks, no Lá Cité de la Mode et du Design.


São cerca de 120 fotografias, boa parte do acervo do museu Galliera, vídeos, revistas de moda e outros trabalhos. Grandes nomes como Horst P. Horst, Erwin Blumenfeld, Henry Clarke, Helmut Newton, Guy Bourdin, Nick Knight, Corinne Day, Juergen Teller, contando a trajetória das modelos na grande industria da moda.


"As manequins vivas começaram a ser usadas no séculos XIX como um expositor em movimento, mas sem perder o estatus de "objeto inanimado", que somente apresentava o produto para melhor vender. Rapidamente seduziram o público, que além da roupa enxergou a perfeição artificial daquelas mulheres e, num piscar de olhos, aqueles até então objetos foram alçados a um ideal feminino de beleza e juventude.

Mulheres da alta sociedade e atrizes, os parâmetros únicos de beleza e elegância da época, conheceriam com o nascimento da alta-costura a forte concorrência destes icones inabaláveis. Musas modernas reveladas por designers e fotógrafos, formatadas na mecânica de repetidas poses, moldadas por maquiagem ou retoques, o corpo da modelo responde a padrões fisícos e estéticos, vendendo sonhos e deixando pouco espaço para o realismo."




Fonte http://www.paris-docks-en-seine.fr/