LOUBOUTIN, LIPPMANN, VERMEER E OUTRAS COISAS IMPRESSIONANTES


O
mais bacana de se navegar sem rumo (ok, ok, com algum rumo, que seja) na internet é a possibilidade de se descobrir/redescobrir coisas muito legais. Dei de cara com a campanha de Christian Louboutin para sua coleção 2009/10, inspirada pelo realismo holandês do século 17, e rapidamente, uma sequência de clics e links e memórias e procuras começou. Mas vamos devagar, pra gente não perder nenhum detalhe dessas maravilhas todas...

(1) Louboutin é realmente fantástico. Os sapatos são esplêndidos e todo o sucesso do designer é merecidíssimo. Olhe com atenção cada sutileza e perceba como ele mistura idéias clássicas e desenhos arrojados com absoluta maestria.

(2) A campanha é sublime. Fotografada pelo “rei” do still life Peter Lippmann, insere os sapatos num cenário de sonho dos pintores da Golden Age holandesa. É poderoso e lindíssimo – certamente a idéia que os criadores queriam para a coleção. Dê um pulo no site do fotógrafo e veja outras imagens incríveis.


Peter Lippmann para Christian Louboutin

(3) É claro que fui correndo conferir os “originais”... É uma era impressionante da pintura, que eu adoro. Foi o período em que os tais “still lives” ganharam importância, ao incorporar um realismo quase inacreditável (especialmente na questão de luz e sombra) com uma espécie de emotividade implícita. A lista de artista é grande – dá uma olhadinha nas coisas de Rembrandt, Pieter De Hooch e Johannes Vermeer.

Milkmaid, Vermeer

still life, Willen Claeszoon Heda

(4) Falando no Vermeer, ele é a inspiração de um filme lindo, batizado com o nome de uma obra sua: Moça Com Brinco De Pérola (2003, Peter Webber). Além de uma bela história, dá pra começar a entender um pouco da técnica desenvolvida na época. E também, pra ver uma Scarlett Johansson linda e talentosa antes de todo o burburinho hollywoodiano...


Johansson e Colin Firth, que interpreta o pintor

(5) Pelo que vi em outro site, a Moooi fez uma campanha em 2008 baseada no mesmo tema e clicada por um fotógrafo absolutamente genial, Erwin Olaf.



Erwin Olaf para MOOOI

Acho que chega por hoje, né? Já tem bastante material para nossos olhos se deleitarem e nossas cabeças viajarem...!