O CINQUENTA É O NOVO TRINTA

"Não tenho medo do envelhecimento pessoal e nem profissional..."

Foi o que declarou Michelle Pfeiffer no festival de Berlin, depois de arrancar suspiros e gerar comentários por conta de sua beleza. Super confortável a bordo dos seus 51 anos, Michelle veio só confirmar que se Honoré de Balzac escrevesse A mulher de trinta anos hoje, e não há um século e meio atrás, provavelmente ela teria cinquenta.
A juventude parece ter se descolado finalmente do físico e está de mudança para a alma - há quem adore chamar de atitude. Anyway, a verdade é que as mulheres estão aprendendo com a sua própria experiência a não se desgastarem na pretensiosa e muitas vezes inútil tentativa de parar o tempo, e sim a se beneficiarem das vantagens que ele traz.
Hoje em dia não são tão raros os exemplos de mulheres que conquistram o status da ageless beauty. A editora da Vogue Paris Corine Roittefeld tem 55 primaveras e grande parte do seu batalhão de seguidoras são moças com a metade de sua idade.
E enquanto algumas aproveitam a beleza adquirida pela experiência, outras já vem se preparando muito bem. É o caso da topmodel dos anos 90 Helena Cristensen (40!), que este mês estrelou um ensaio para HARPER'S americana, inspirado no filme "A primeira noite de um homem" - Helena reedita a Mrs. Robinson de 1967 em 2009.
Há também quem prometa nunca mais deixar de ser bela, interessante e surpreendente. A estilista Diane Von Furstenberg, que inventou o wrap dress de jersey nos anos 70, está na capa da última Purple Fashion Magazine - e olha que seus 63 anos estão bem divididinhos no corpo inteiro! Naquelas pernas, a velha piadinha "não sei quanto... em cada uma" não está valendo, não.




Aqui Tatjana Patitz aos 43, esta semana no desfile da Hermes em Paris.